Á distância de um like: a força das redes sociais no mundo empresarial.
Foram chegando com alguma discrição às nossas vidas e, num piscar de olhos, instalaram-se de malas e bagagens. As redes sociais trouxeram consigo um novo conceito de “estar” presente e até mesmo novas profissões. Ser youtuber einfluencer passou a estar na lista intitulada de “o que queres ser quando fores grande?” de todas as escolas.
É um verdadeiro fenómeno. É um tema diversas vezes discutido num contexto pessoal e até mesmo educacional, mas acredito que na dose certa trouxe-nos vantagens que não podemos perder a oportunidade de explorar. Alertar e consciencializar estão no topo das minhas preferências, sendo que reconheço que existe uma linha muito ténue entre o certo e o errado neste mundo digital.
As redes sociais não vieram só revolucionar as nossas vidas e as conversas entre amigos. Também o mundo empresarial sofreu fortes mudanças com a sua proliferação: estas plataformas tornaram-se numa ferramenta de marketing fortíssima na venda de produtos, serviços, ou até mesmo na divulgação de algo. A baixo custo, ou até mesmo a custo zero, as empresas conseguem publicitar os seus serviços de forma próxima e imediata. A publicidade digital passou a ser uma prioridade, uma vez que além de economizar as carteiras das empresas, também “poupa” o ambiente.
Mas porque devem as empresas marcar presença nas redes sociais?
Proximidade com o público-alvo
Existem diversas redes sociais e cada uma tem o seu propósito. As empresas devem identificar quem são as suas personas e apostar em particular onde se encontra o seu público. Assim que essa – importante! – etapa for concluída, é possível comunicar de forma direta e aprofundada sobre os temas em questão.
Visibilidade
Não há dúvidas que uma presença forte e estruturada nas redes sociais aumenta exponencialmente a visibilidade dos seus protagonistas. Os seguidores acompanham o crescimento diário das marcas e através do consumo dos seus conteúdos fortalecem uma relação de proximidade com as empresas.
Divulgar o propósito
As redes sociais são uma ótima forma de dar a conhecer não só os produtos e serviços que disponibilizam, mas também aqueles que são os seus valores. Com tempo de antena diário – e uma boa dose de criatividade – é possível deixar o público-alvo informado e familiarizado com o ADN na empresa.
Humanizar as marcas
Nesta divulgação digital é possível falar de pessoas para pessoas. Dar a conhecer as caras por de trás das organizações e os seus percursos. Além disso, é possível dar uma resposta mais imediata a pedidos de ajuda e de esclarecimentos que os seguidores tenham.
Baixar os custos, aumentar a relação
Ao optar pela divulgação digital estamos a publicitar algo de forma mais económica e frequente. Se as empresas apostarem numa comunicação digital consistente criam relação e fidelizam o seu público, além de reduzirem a pegada ecológica.
Recolha de informação
As redes sociais disponibilizam ferramentas que ajudam as marcas a avaliar os resultados obtidos. Conseguem obter características sociodemográficas dos seus seguidores como: género, faixa etária, localização e idioma.
Este levantamento traz consigo diversas vantagens, nomeadamente na estratégia de comunicação a assumir no mundo digital de forma a atrair e reter público. As redes sociais trouxeram consigo uma comunicação humanizada, direta e objetiva que ajuda as empresas a aproximarem-se da sua comunidade e a fidelizá-la.
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