André Ramos // team.consultant
March 31, 2022

Backups para tod@s!

Há imensos motivos para criarmos o hábito de fazer backup dos dados de todos os nossos dispositivos. Desde projetos pessoais a fotos e vídeos, e até mesmo passando pelos acessos que ficam confortavelmente 'assegurados' automaticamente no nosso browser mais utilizado, é importante fazer alguma seleção frequente, e depois desse filtro, guardar o que é importante.

A iniciativa World Backup Day tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a facilidade que há em perder os nossos dados. No seu website revela alguns factos como o de que 30% das pessoas nunca fizeram um backup, 113 telemóveis são roubados ou perdidos por minuto em todo o mundo, e 1 em cada 10 computadores é infetado por vírus uma vez por mês. Há quem diga que a escolha desta data não foi feita por acaso, sendo o dia seguinte 1 de Abril, conhecido por ser o "April Fools" e, ao fazermos o backup dos nossos dados podemos estar a evitar ser um "April Fool".

Devido à pandemia em que os profissionais passaram a trabalhar em massa a partir de casa, os backups regulares feitos no escritório diminuíram. Várias empresas de IT nos Estados Unidos e Reino Unido alertaram para um aumento de 28% no phishing, 25% malware e 43% de falhas de energia. Este é o cocktail perfeito para que surjam graves problemas. Apesar do backup não prevenir estes ataques ou falhas, ele é uma solução para evitar perdas maiores, tanto a nível financeiro como de tempo.

Voltemos à questão dos acessos. É muito cómodo ter o nosso browser a preencher tudo automaticamente, mas até essas informações sensíveis podem ser salvaguardadas em segurança. É conveniente criarmos mecanismos de controlo sobre a nossa informação pessoal. Estes acidentes e vulnerabilidades não se cingem aos dados pessoais, e quando ocorre na esfera profissional várias pessoas podem depender ou contar com as nossas informações e desenvolvimento local, e isso pode prejudicar o indivíduo em questão mas também a equipa ou organização. Se alguma informação sensível for divulgada, todo o projeto pode ser comprometido e ficar em standby.

Quanto ao nível profissional, o backup é dos conceitos mais importantes de todos, tendo este mais uma vez que ser feito de forma cuidada e segura, para que nenhuma informação seja guardada num sítio que possa ser comprometido com facilidade. Existem vários tipos de backup sendo que aquele que é considerado mais seguro e eficaz é o backup na cloud.

O backup é algo simples, seguro, e rápido se criarmos o hábito de o fazer frequentemente, consoante a nossa necessidade. Pode evitar muitas preocupações e problemas gravíssimos, seja a nível pessoal ou profissional, e não há contras para este processo desde que feito de forma responsável e cuidada, pois apesar dos custos que possa acarretar, o benefício em caso de necessidade é enorme.

Notícias Recentes

Á distância de um like: a força das redes sociais no mundo empresarial.

Foram chegando com alguma discrição às nossas vidas e, num piscar de olhos, instalaram-se de malas e bagagens. As redes sociais trouxeram consigo um novo conceito de “estar” presente e até mesmo novas profissões.

Backups para tod@s!

A iniciativa World Backup Day tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a facilidade que há em perder os nossos dados. No seu website revela alguns factos como o de que 30% das pessoas nunca fizeram um backup, 113 telemóveis são roubados ou perdidos por minuto em todo o mundo, e 1 em cada 10 computadores é infetado por vírus uma vez por mês.