Mind the Team // Mónica Trindade
September 28, 2023

Vida pessoal e profissional em trabalho remoto: 5 dicas indispensáveis

Dividir o calendário, separar o trabalho do lazer: Ter um calendário organizado com horas designadas para trabalhar e para a vida pessoal é fundamental. Incluir estes blocos destinados a refeições e atividades pós-laborais no teu calendário profissional, vai ajudar-te a ter uma melhor visibilidade do teu dia.

Viver no presente: quando estiveres a trabalhar dá 100% de ti e quando acabares o período de trabalho dedica-te também ao lazer na totalidade. O sentirmos que estamos presentes no trabalho, mas não focados totalmente envolve-nos em culpa, por isso, para podermos usufruir da nossa vida pós-laboral por inteiro é essencial sentirmos que estamos a cumprir os objetivos a que nos propomos.

Um espaço dedicado exclusivamente ao trabalho: se tiveres essa possibilidade tem um espaço físico para trabalhares fora do teu local de descanso. Se tiveres obrigatoriamente de trabalhar no teu quarto, escolhe um sítio onde te sentas apenas para trabalhar. É essencial fazer essa separação psicológica entre o que é trabalho e o que é vida pessoal.

Criar rituais de transição: Uma caminhada, exercício físico, passear os teus animais de estimação... são tudo opções válidas para te ajudarem na transição do período de trabalho.

Reavaliar: Tudo na nossa vida deve ser reavaliado, sempre que sentimos que não está a resultar. Se te sentes distraído no trabalho ou a necessidade constante de trabalhar mais horas, deves pensar em novas estratégias. Como posso separar a minha vida pessoal e profissional? O que não está a resultar? São perguntas que deves fazer a ti mesmo sem receios.

Outras sugestões como ter um telefone apenas para trabalho, desligar notificações durante o horário laboral, fazer planos para as horas de lazer, incluir o exercício físico, experimentar novos hobbies, aprender um novo idioma, são igualmente válidas para te motivar e apaixonar.

Não existe um método desenhado, mas deves encontrar o teu próprio para seres o mais feliz possível em todos os campos da tua vida. Partilha connosco o teu favorito!

Notícias Recentes

Rutura entre vida profissional e pessoal é um mito: bem-estar dos colaboradores deve ser um todo

Em países industrializados passamos a maioria do nosso tempo em espaços interiores. Segundo o instituto de Pesquisa Nacional de Padrões de Atividade Humana (The National Human Activity Pattern Survey) dos Estados Unidos, passamos cerca de 90% de nossas vidas em ambientes fechados, ou seja, aos 40 anos teremos passado 36 anos dentro de quatro paredes.

E o bem que sabe um abraço do meu filho enquanto trabalho

Neste regresso à escola e às creches, um dos assuntos que se coloca é a articulação entre o trabalho dos pais e a escola dos filhos. Quem vai levar e quem vai buscar é o jogo caseiro que se instala entre pais. Eu pela primeira vez na vida estou a passar por esse dilema e não poderia estar mais orgulhoso de estar numa empresa e grupo que olha para este momento paternal de forma natural, respeitadora e compreensiva.